Background Image

Roberto Carlos Solguian - Artesão

Nascido no Recife a 24 de março de 1964, no bairro da Encruzilhada, o Artista Roberto Carlos é Artesão e Arte Educador Social , autodidata, produz e cria brinquedos pedagógicos e puzzles (quebra-cabeça), e outros materiais lúdicos e decoratios é cadastrado no SICAB-PE (sistema de cadastro de Artesãos brasileiro) Nº0311.000731202. Técnico em Multimeios Didático pela UNINABUCO, (1280h/a) concluído em 2017, Iniciou seus trabalhos com madeira em 1989 no Artesanato Santiago , na Gestão do focolarino José Ferreira e o Raimundo, no Centro Mariápolis, Igarassu – PE. Vem desenvolvendo a sua criação artística e participando de mostra de Arte-Artesanato e Exposições Coletivas de Arte. . No final dos anos 90 deu início a uma série de produções em Artesanato e de Brinquedos pedagógicos inéditos (planos e bidimensionais), retratando manifestações da cultura popular, com ênfase nas tradições nordestina, confeccionados em madeira e outras matérias-prima, Com esta técnica , e temática criei um mini-cenário de madeira , composto de 130 peças, que sob o título “Dissectonologia da Arte Lúdica”, conquistando o prêmio de menção honrosa na galeria de produtos revitalizados da II FENEARTE(2002) . Como Artista desde então, venho desenvolvendo vários trabalhos e técnicas diversas em arte, entre as quais a marchetaria e a reciclagem (técnica utilizada na preparação dos seus quadros e objetos decorativos) com temática ora popular, ora mística, expressando o ecletismo como artista. Como Educador Social em Arte-Educação,  iniciou em 1987 alguns trabalhos com menores carentes no subúrbio  da cidade, na antiga FEBEM- Mangabeira, na Cidade do Recife , realizando oficinas de arte. Na área de Educação Especial, desenvolveu durante sete anos, . (2000 a 2007) trabalhos com Arte e Reciclagem, na Escola Especial Ulisses Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, Recife-PE , com alunos de diversos níveis de deficiência mental, pela secretaria de educação do estado de Pernambuco, No qual os alunos da oficina por mim ministrada, participando com os produtos da oficina da primeira exposição de Arte em Educação Especial no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães)-Recife-PE sendo a idealizadora e realizadora do projeto e sua curadoria a Professora/Artista Plástica Fátima Bulcão .
Realizei por quatro anos Oficina “Brinquedo e Arte” no Centro de Reabilitação em Educação Especial (CREE-RECIFE) (2007 a 2010), hoje o (CAEES-Recife) Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com pessoas com necessidades educativas especiais, numa dinâmica trabalhada de maneira homogênea e participativa, para que assim todos se sintam como peça importante na construção de um mundo mais unido. Realizei várias oficinas.. No decorrer dos anos, Participei do Festival Nação Cultural, na cidade de Gravatá no agreste do estado de Pernambuco, pela FUNDARPE (Fundação de Arte de Pernambuco) como facilitador de 30h aula, com a Oficina Brinquedo e Arte. Participei da Capacitação Vivencial de Multiplicadores na Gestão do Artesanato, PAB (Programa de Artesanato Brasileiro) CDT/UNB,(Centro Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e da III Conferência Estadual de Cultura (2013) e do 1º Planejamento Estratégico Situacional – SECULT ( Secretaria de Cultura de Pernambuco) para elaboração de Políticas Públicas na Linguagem do Artesanato (2015). Participando de diversos Seminários e Congressos desde o 1º CONTRARPE (Congresso Estadual do Trabalhador Artesão) e o VI CONTRARTE ( Congresso nacional dos trabalhadores artesãos) na condição de Delegado. SESC - Aracruz- Espírito Santo- Brasil (2013), No mês de julho de 2017 participou do IV CONTRARPE (Congresso pernambucano dos Trabalhadores Artesãos em Pernambuco) sendo eleito Delegado representante da Cidade do Recife para o VIII CONTRARTE (Congresso nacional dos Artesãos ) Brasília-DF, continuando como delegado até que aconteça o congresso nacional. É membro da comissão setorial da linguagem de Artesanato da SECULT-PE. Como expositor participou do Festival Internacional do Folclore em Caruaru-PE e da 22º e 23ª e 26º FIG ( festival de inverno de Garanhuns PE, 2012 e 2013 e 2016 como expositor e na II , III, XIV, XIV, XV, XVI e em julho de 2019 da FENEARTE( FEIRA DE NEGÓCIO DO ARTESANATO EM PERNAMBUCO) e Artesão selecionado pela DREMEL/BOCH para oficInas artesanais na região, oficina de pirografia e quebra-cabeça na 1º Artesanais Nordeste 2018 sala de cursos da DREMEL.
Participei da VI Conferência Municipal de Política Cultural da Cidade do Recife, na condição de delegado representando a linguagem do Artesanato, Tem Projetos a serem realizados no Estado da Paraíba e Pernambuco, de arte ecológica, sustentabilidade e empreendedorismo. O ANUNCIATA.