REVISTA FENECULTURA

Convide-nos para seu evento em Pernambuco, e vamos publicar ele aqui!

Aug 02

Lei Aldir Blanc em 2021, onde estão os recursos e como acessar?


A prorrogação dos prazos para execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc em 2021 já está autorizada, e os prazos estão correndo! Se você é gestor ou agente cultural, precisa saber onde estão esses recursos, quanto efetivamente existe em seu estado ou município, e o que é preciso fazer para ter acesso a eles!
Leia Mais

O artesanato do Vale Sanfranciscano e seu potencial para o turismo de experiência


ARTESANATO E TURISMO: APROXIMANDO ASPECTOS CULTURAIS, IDENTITÁRIOS E ECONÔMICOS

A produção artesanal é um patrimônio cultural, criado a partir dos saberes e práticas Regina Celeste de Almeida Souza, Natalia Silva Coimbra de Sá, Gisele das Chagas Costa Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 8, Número 1, Abr. 2018, p. 49-73. http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur 51 da cultura popular, e que vive em constante diálogo entre aspectos locais e globais, rurais e urbanos, de tradição e modernidade. A proteção, estímulo e valorização do artesanato é algo essencial para que seja mantida a diversidade e a riqueza cultural de uma localidade e sua população, especialmente em espaço rural e de populações ribeirinhas tradicionais. Nesse sentido, vale destacar que, em 2007, o Brasil assinou a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, onde essas questões estão presentes. A Convenção destaca, em diversas passagens, a importância dos conhecimentos tradicionais e sua contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável, devendo ser assegurada sua proteção e promoção. São alguns dos seus objetivos: a) proteger e promover a diversidade das expressões culturais; b) criar condições para que as culturas floresçam e interajam livremente em benefício mútuo; c) promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e a conscientização de seu valor nos planos local, nacional e internacional; d) reafirmar a importância do vínculo entre cultura e desenvolvimento para todos os países, especialmente para países em desenvolvimento; e) reconhecer a natureza específica das atividades, bens e serviços culturais enquanto portadores de identidades, valores e significados [...] (Decreto n.º 6.177, de 1º de agosto de 2007).

Leia Mais

Por que exportar artesanato?


De acordo com o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, algumas das principais vantagens provenientes do processo exportador são:

Leia Mais

Após ser cancelada em 2020, Fenearte é adiada para setembro devido à pandemia da Covid-19 - G1

A última edição da Fenearte foi realizada em 2019 e movimentou R$ 45 milhões — Foto: Arthur Mota/Divulgação


De acordo com a organização da feira, que ocorre geralmente em julho, adiamento para 15 a 26 de setembro tem o objetivo de 'viabilizar um ambiente mais seguro para o público e expositores'.

A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) foi adiada por causa da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. O adiamento foi divulgado pela Agência de Desenvolvimento d

Leia Mais

Quais documentos é preciso para realizar um evento?

imagem de um organizador de eventos conseguindo o alvará para o seu evento corporativo


Por 

Quando queremos organizar um evento, um dos trâmites burocráticos que precisamos verificar é o alvará de autorização para tal. Mas, o que devemos fazer para conseguir alvará para evento?
Leia Mais

Inscrição no Sistema de Apoio Social ao Empreendedor, Feiras e Lojas Colaborativas 2021 - Parcerias


A empresa social Criedivulgue Empreendimentos Sociais, neste 2021 intensifica seu serviço de Apoio Social a empreendedores populares, como Associações, Coletivos, Gestores de feiras e Lojas colaborativas de artesanatos...
Leia Mais

Publicidade

<123