Por que exportar artesanato?

De acordo com o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, algumas das principais vantagens provenientes do processo exportador são:


De acordo com o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, algumas das principais vantagens provenientes do processo exportador são:
  • Geração do aumento de renda e trabalho para o artesão
Ao exportar, estamos promovendo o setor artesanal, de atividade meramente de subsistência, para uma atividade profissional rentável para o artesão.
  • Promoção da entrada de dólares para o Brasil
A exportação, geralmente realizada por meio da moeda americana, atrai para o país dinheiro do exterior.
  • Estimulação da agregação de valores do produto
O mercado internacional tende a valorizar produtos com inspiração étnica. Isso gera aumento do valor agregado do produto artesanal e caracteriza a marca cultural original.
  • Redução de dependência do artesão perante as variações dos ciclos econômicos internos
Com clientela fora do Brasil, mesmo que haja uma redução das vendas dentro do país devido a variações dos ciclos econômicos internos, o setor pode continuar com seus negócios internacionais sem maiores prejuízos, crescendo e ganhando dinheiro.
  • Ampliação e diversificação do mercado
A entrada no mercado internacional possibilita que mais pessoas possam consumir um produto, além do que, em alguns momentos, aquela mercadoria pode estar com as vendas saturadas em determinado mercado, mas não em outro.
  • Promoção da cultura e de produtos brasileiros em outros países
A exportação promove a divulgação da nossa cultura e dos artesanatos locais.
  • Estimulação da melhoria contínua da qualidade
Mercados mais exigentes tendem a incentivar o aprimoramento técnico, que é imprescindível para profissionalização do trabalhador.

Para saber mais informações, acesse o site Aprendendo a Exportar.

Por: admin Em 14/6/2021 10:58 AM

Publicidade