Background Image

CRIATIVOS e COLABORADORES
Ideias, Projetos e Empreendimentos Culturais

Conecte-se com ideias, empreendimentos e projetos culturais produtivos. ATENÇÃO: As informações públicas aqui são escritas pelo próprio agente e portanto apenas os mesmos se responsabilizam por sua veracidade e qualidade. Ao final do ano apenas os melhores conteúdos serão publicados.

Belém

Biblioteca Itinerante Viajando com as Letras

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Preocupados com o distanciamento do livro de seus leitores e no intuito de democratizar o acesso à leitura foi criado o Projeto Viajando com as Letras, em 2021, inicialmente com empréstimos via redes sociais. Em 2022 já circulávamos com mais de 300 livros doados em campanha feitas na internet. A ideia é emprestar livros de graça na periferia de Belém, bairro do Coqueiro, para que dessa forma o morador dessa região tenha acesso a esse bem que traz em si a chave do conhecimento e assim resgatar o hábito de ler e todos os benefícios que a leitura proporciona a quem a pratica.
Para chamar a atenção dos moradores e apresentar o livro como meio de conhecimento e lazer, realizaremos diversas ações culturais desenvolvidas em espaços públicos e privados, como praças, igrejas e escolas, reunindo música, contação de história, roda de leitura e conversa, declamação de poesias e palestras, tudo com a intenção de sensibilizar o público.
Nas rodas de conversa, abordaremos também as questões ambientais, os impactos sofridos em nossa região e como cada um pode contribuir para diminuir os efeitos de nossas ações na destruição e aquecimento do planeta. Dessa forma, buscamos sensibilizar e abrir espaço para as discussões e reflexões sobre o papel do amazônida na preservação do meio ambiente.
Os livros serão emprestados para todos os públicos. Nas ações culturais, priorizaremos as crianças e jovens como sujeitos de transformação e multiplicadores da ideia da leitura para toda a comunidade.
O Projeto dará atenção especial às pessoas com deficiência, no sentido de possibilitar acesso aos que têm dificuldades de locomoção, em todas as suas atividades. Teremos intérpretes de LIBRAS, para quem tem dificuldades auditivas, e nas contações de histórias será facilitada a compreensão, por meio da audiodescrição, às pessoas com deficiência visual.

Publicidade:

Canavieiras

Projeto voz e violão

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Quero elabora um projeto de voz e violão, e sair por esse Brasil espalhando músicas boas, ideias de festivais de música como forma de fomentar e movimentar as pessoas para que façam parte desse projeto maravilhoso que será um resgate da nossa cultura. São várias ideias que colocarei em prática.

Publicidade:

betim

ASSESSORIA JURÍDICA E EMPRESARIAL TERREIROS

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Sou Sacerdote de Umbanda desde 2014, mas sou de terreiro de Umbanda desde o ano de 2008. Atualmente sou Sacerdote de Umbanda na Tenda Cigana Guerreiros de Ogum, e estou Presidente da ASSOCIACAO DOS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRO BRASILEIRAS E MATRIZES AFRICANAS DE BETIM/MG, pelo mandato de 2024 a 2028. Nossa atividades estão voltadas para a promoção e concientização quanto aos povos de Terreiros de Matrizes Africanas e Afro Brasileiras, com a contribuição da Festa Pública de Preto Velho que se realiza todo ano, no mês de Maio, na Praça Milton Campo em Betim/MG, ainda, nosso projeto e estende a cidade de Itatiaiuçú/MG, com a Festa Pública de Sao Jorge e Pretos Velhos.

Advogado atuante na Justiça Arbitral, Trabalhista e Cível, Correspondente de serviços contábeis e bancários, através de minha profissão de Advogado auxilio as Organizações Religiosas de Matrizes Afro e Africanas a regularizarem suas casas de axé perante aos órgão públicos inerentes para tal.

Minha intenção quanto a este Edital é contribuir com minhas experiências profissionais e também como Líder religioso da cultura afro.

Publicidade:

Belo Horizonte

Gostaria de ser prestadora de serviço

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Atuo como cenógrafa a quatro anos. Meu principal ramo de atuação é o teatro, mas também já fiz eventos, mostras, trio e as mais variadas aplicações que a cenografia pode ter. O elementos visuais e interativos de um evento, e a sua organização funcional vai guiar a experiência dos participantes. Desta forma tenho interesse em compor a equipe de produção da Fenecultura.

Publicidade:

Nepomuceno

OFICINA DA PALAVRA.

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

A Oficina acontece, semanalmente, desde junho de 2021, com os pacientes que frequentam a modalidade permanência dia do CAPS e ainda com alguns pacientes que são atendidos no ambulatório, a partir da demanda desses ou da indicação de um profissional técnico (Médico Psiquiatra, Psicólogo ou Assistente Social).

Em 22 de junho de 2021, inicia-se então uma oficina de poesia, denominada pelos participantes de Oficina da Palavra.
Coordenada pela supervisora clínica institucional do CAPS, a psicóloga Maria Isabel de Menezes Felicori, a oficina não demandou nenhum tipo de recurso financeiro para sua implantação e realização. Trata-se de uma roda de conversa onde os pacientes e funcionários do CAPS se reúnem, uma vez por semana, para ler, declamar e escrever poesias, cantar e contar casos. A coordenadora da oficina, poeta e declamadora de poemas, expõe diversos livros de poesia sobre a mesa em torno da qual acontece a Oficina e incentiva a leitura dos mesmos. Cada encontro conta com a particularidade estrutural de seus frequentadores, a imprevisibilidade do que é trazido por cada um muitas vezes leva o grupo a discussões diferentes das imaginadas inicialmente, permitindo trabalhar conteúdos que para eles é mais emergente naquele momento.
A periodicidade, a emoção vivida a cada encontro e a exposição das produções em semanas comemorativas, auxiliaram na divulgação e afirmação do grupo como atividade fixa do CAPS. Dessa forma, os pacientes começaram a se interessar e a desenvolver o gosto pela poesia. Os participantes tem a oportunidade de conhecer e conversar sobre a vida de diversos poetas, proporcionado à ampliação de seus conhecimentos literários e o despertar do interesse pelas poesias declamadas. Carlos Drummond de Andrade garantiu: basta um pouco de poesia (ou de nostalgia) para você viajar ao passado.
Observamos que a leitura de poemas despertou e

Publicidade: