O encontro foi no Salão de Artesanatos da Paraíba, uma feira espetacular de artesanatos e apresentações culturais, incluindo poetas cordelistas e artistas xilogravuristas.
Publicidade
Neste sábado 15 de Dezembro de 2018, o programa FeneCulturaCom teve um encontro maravilhoso e produtivo...
Publicidade
De acordo com o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, algumas das principais vantagens provenientes do processo exportador são:
Publicidade
ARTESANATO E TURISMO: APROXIMANDO ASPECTOS CULTURAIS, IDENTITÁRIOS E ECONÔMICOS
A produção artesanal é um patrimônio cultural, criado a partir dos saberes e práticas Regina Celeste de Almeida Souza, Natalia Silva Coimbra de Sá, Gisele das Chagas Costa Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 8, Número 1, Abr. 2018, p. 49-73. http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur 51 da cultura popular, e que vive em constante diálogo entre aspectos locais e globais, rurais e urbanos, de tradição e modernidade. A proteção, estímulo e valorização do artesanato é algo essencial para que seja mantida a diversidade e a riqueza cultural de uma localidade e sua população, especialmente em espaço rural e de populações ribeirinhas tradicionais. Nesse sentido, vale destacar que, em 2007, o Brasil assinou a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, onde essas questões estão presentes. A Convenção destaca, em diversas passagens, a importância dos conhecimentos tradicionais e sua contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável, devendo ser assegurada sua proteção e promoção. São alguns dos seus objetivos: a) proteger e promover a diversidade das expressões culturais; b) criar condições para que as culturas floresçam e interajam livremente em benefício mútuo; c) promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e a conscientização de seu valor nos planos local, nacional e internacional; d) reafirmar a importância do vínculo entre cultura e desenvolvimento para todos os países, especialmente para países em desenvolvimento; e) reconhecer a natureza específica das atividades, bens e serviços culturais enquanto portadores de identidades, valores e significados [...] (Decreto n.º 6.177, de 1º de agosto de 2007).
Publicidade
Publicidade
Publicidade
IV Conferencia Estadual de Cultura de Pernambuco
Publicidade