Através da nossa matriz afro-indígena, o templo candomblecista caboclo Ventania (ilè àşé Orixá Olufon Írété) realiza oficinas de samba e arte, com o objetivo de desenvolver e promover a cultura na comunidade e entre os menos favorecidos, afastando-os da ociosidade e enriquecendo-os culturalmente. Ao longo de um ano, confeccionamos artesanalmente fantasias e adereços, oferecemos aulas de percussão e dança, e construímos o enredo da nossa escola de samba, Gingado Das Baianas.
RECIFE / MÚSICA E DANÇA
Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco
Sou Conselheiro Estadual do Segmento de Música, sou Conselheiro Fiscal da Federação de Bandas Filarmônicas , Presidente do Movimento de Orquestras de Frevo do Estado, ativista político na classe do segmento música entre outros.
Mestre Hamilton herdou o gosto pela cultura popular de sua mãe, Badinha e, como ela, tornou-se um guardião da cultura popular pernambucana. Iniciado desde o berço nos folguedos juninos, natalinos e de momo, integrou a banda Brasáfrica, na década de 1980, e desde 2002, junto com irmãos e filhos, esteve à frente do Baque Sant’Anna, de ritmos afro-brasileiros. Com quase meio século dedicado à cultura popular, Mestre Hamilton mantém viva a tradição que corre no seu sangue.
APRESENTAÇÃO
O QUARTA CINZA ROCK é um evento cultural que é realizado em Casa Amarela, no pólo do carnaval em plena quarta-feira de cinzas, localizado bem no meio do bairro. Esse evento é o pioneiro na historia da quarta-feira de cinzas no carnaval do Recife. Desde 2008 e completando 15 edições em 2013, idealizado pelo produtor cultural Juarez Queiroz. O evento teve uma repercussão tão boa que serviu como modelo para outras comunidades que tentam fazer algo similar ao Festival no período carnavalesco.
Há mais de 20 anos, sou rapper e ativista social. Fundei grupos, produzi música e me tornei mestre da cultura negra. Recebi prêmios por minhas contribuições artísticas e humanitárias, inspirando comunidades com minha música e ação social ao longo de minha jornada notável.
Um empreendimento , território de tradição da cozinha africana e afro-brasileira referente, cujo o funcionamento gira em torno da vendas de comidas indenitárias , vivencias da cultura ancestral comunitária aos clientes\ visitantes acompanhado de samba de roda. Entre outros sabores culinário, servidos no Wajum de Mainha a feijoada e o principal
Sou psicólogo e músico, defendo a ideia da estimulação e promoção de oportunidades de contato com as artes.
Finalizando um projeto sobre a necessidade da transmissão do conhecimento musical para as novas gerações e também do despertar dos valores musicais para quem não teve oportunidades com apresentações em órgãos públicos e ou empresariais
A ideia é transmitir todos dias, os saberes dos meus ancestrais, mostrar ao mundo a importância dessa cultura que atua constantemente em diversas áreas artística, e ser apreciado por todo corpo histórico, preciso ter ajuda para conseguir elaborar os projetos, pois é muito difícil sem ter apoio na caminhada porém sigo com fé levando música e dança transformando a comunidade.