Background Image

CRIATIVOS e COLABORADORES
Ideias, Projetos e Empreendimentos Culturais

Conecte-se com ideias, empreendimentos e projetos culturais produtivos. ATENÇÃO: As informações públicas aqui são escritas pelo próprio agente e portanto apenas os mesmos se responsabilizam por sua veracidade e qualidade. Ao final do ano apenas os melhores conteúdos serão publicados.

Found 20 results.

BELO HORIZONTE

Casa de Zanza

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

A exposição "Casa de Zanza" apresenta um acervo de peças antigas que pertenceram a Zanza, uma mulher mineira, neta de escravos, cuja história reflete a resistência e a riqueza cultural da população negra em Minas Gerais.

Os objetos expostos incluem utensílios de cozinha, móveis, fotografias, tecidos, louças e outros itens do cotidiano que preservam as marcas do tempo e carregam memórias afetivas. Cada peça revela fragmentos da vida de Zanza, sua hospitalidade, seus saberes ancestrais e sua relação com a tradição oral e gastronômica mineira.

A exposição busca transportar o público para o ambiente doméstico de Zanza, resgatando sua presença e homenageando todas as mulheres negras que, por meio do trabalho e da transmissão de conhecimento, ajudaram a moldar a identidade cultural de Minas Gerais

“Casa de Zanza” é um projeto cultural que resgata e eterniza a memória de Zanza, uma mulher mineira, neta de escravos, conhecida por sua hospitalidade, sabedoria ancestral e dons únicos na cozinha. Por meio de contação de causos, oficinas e performances interativas, o projeto celebra a tradição oral e a gastronomia mineira, valorizando a identidade cultural e afetiva de Belo Horizonte e Minas Gerais. A ideia é transformar a figura de Zanza em um símbolo das raízes e resistências culturais da cidade. Zanza representa a memória viva de muitas mulheres negras mineiras que, mesmo em condições adversas, preservaram e transmitiram tradições que moldaram a identidade de Minas Gerais. Sua história é uma forma de celebrar as contribuições da população negra à cultura local, além de incentivar a valorização da memória oral como patrimônio cultural imaterial.

Publicidade:

Contagem

REPARE

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

O REPARE é um movimento transformador que atua na intersecção entre moda, sustentabilidade e justiça social. Nosso projeto nasce da constatação de que a moda, enquanto poderosa forma de expressão e identidade, permanece inacessível para grande parte da população, ao mesmo tempo em que produz impactos ambientais alarmantes: atualmente, descarta-se ou incinera-se 1 caminhão de resíduo têxtil por segundo, dos quais somente 20% são levados à reciclagem no Brasil.
Através de uma abordagem multidimensional, promovemos formações, oficinas, eventos reflexivos e produção de conteúdo que transformam o paradigma dos resíduos têxteis em oportunidade de transformação social. Trabalhamos com técnicas de Cycling (reparação, recondicionamento e customização) e Upcycling (rework, thriftflip e patchwork) para ressignificar peças que seriam descartadas.
Nossa metodologia única promove a "criatividade por restrição", convidando os participantes a reavaliarem os valores físicos e simbólicos de suas roupas e darem um novo ciclo de vida a elas. Mais que ensinar técnicas, o REPARE constrói conexões profundas entre as pessoas e suas peças, valorizando histórias, trabalho e expressão artística.
O REPARE colabora diretamente com o Objetivo 12 dos ODS da ONU (Consumo e produção responsáveis), enquanto cria oportunidades de formação em um mercado que atualmente vale US $8 bilhões com projeção de crescimento para US $10 bilhões até 2025. Assim, não apenas transformamos roupas, mas também vidas, comunidades e a própria relação da sociedade com a moda.

Publicidade:

Contagem

DJ Nedu Lopes

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Ao longo de 3 décadas de profissão, Nedu Lopes figura hoje entre os melhores DJs do mundo.
Em agosto de 2024 se consagrou Campeão Mundial pelo Kardo, renomado Festival que acontece anualmente em Stavropol, na Rússia.

Além deste, Nedu conquistou outros resultados expressivos no Red Bull 3Style, sendo Tri-Campeão Brasileiro nos anos de 2010, 2011 e 2012.
Colocando o Brasil no pódio nas três finais mundiais da competição: 2º lugar em Paris, 2010; 3º lugar em Vancouver, 2011; e 2º lugar em Chicago, 2012.

E em 2018 na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, foi um dos finalistas do Kame World Classic.

Além da atuação em competições mundiais, já se apresentou em diversas cidades pelo mundo passando por 20 países entre Europa, Ásia, Oceania e as Américas, levando seu estilo Open Format que abrange gêneros do Hip Hop ao Eletrônico, passando por diversos outros como Rock, Reggae e Old School.

Cresceu profissionalmente na sua cidade natal, Belo Horizonte, até se mudar em 2010 para São Paulo, onde se apresentou nos principais clubes e festas da capital além de tocar por todo país em festivais como: Universo Paralello (BA), Mistura Fina (BSB), Creamfields (BH), Xxxpirience (BH), Tunts (PA), Ceará Music (CE), Sónar (SP) e EDC (SP).

Após vencer pela 3ª vez o 3Style Brasil, foi convidado pela Red Bull para ser o curador e um dos jurados da competição. Além deste, é frequentemente convidado a compor o júri de competições como DMC, Hip Hop DJ, IDA, Soco Na Gangrena e Pro Scratch Brasil.

É também instrutor na DJ Ban Music Center, o maior centro de música eletrônica da América Latina, e “artist endorsed” das marcas Pioneer DJ, Hércules e Serato.

Como produtor lançou diversas faixas por selos nacionais e internacionais como: Trama, Black White Records, Mic Mac Records, Virale Records, Houzone Music, Anarchy In The Funky Records e Paradise Party.

Atualmente de volta à BH, Nedu toca nas principais casas da cidade e frequentemente viaja para se apresentar em cidades pelo Brasil.

Publicidade:

OURO PRETO

Cia Lamparina - Produtora Cultural

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

A Cia Lamparina é reconhecidamente um dos mais importantes grupos artísticos do interior de Minas Gerais, realizando montagem e circulação de espetáculos e oficinas, obras audiovisuais, organização de eventos, mostras e festivais culturais.

Tendo iniciado em 2013, como um grupo de teatro de bonecos especializado em educação patrimonial, a Cia Lamparina se tornou um agregador de fazeres e conhecimentos, agregando a elaboração de projetos, organização de eventos, produção de obras musicais, circulação artística e produção de obras audiovisuais, através da coordenação de Bruno Regenthal.

Foram conquistadas, em pouco mais de 10 anos de existência, mais de 30 prêmios. Estas premiações se dividem entre o coordenador Bruno Regenthal e a empresa Cia Lamparina, incluindo prêmios nas Artes Cênicas, na Música, no Audiovisual, na Produção e em Pesquisa.

Com o sucesso do desenvolvimento de seus projetos, como Teatro Popular em Minas e Revolixão - Teatro de Bonecos e Meio Ambiente, foi criada a demanda para que a Cia Lamparina se tornasse mais do que um conjunto de trabalhos desenvolvidos e premiados, mas também uma produtora, a qual se torna um guarda-chuva empresarial de seus próprios projetos e de terceiros.

Publicidade:

Contagem

Dhescika : a magia do contorcionismo

CURTA esse vídeo e inscreva-se.

Através da magia do contorcionismo associado ao mundo encantado do circo uma apresentação magia classe elegância ilusionismo que encanta olhos levando alegria diversão desde da criança até aos idosos , aprenstacoes em áreas perifericas onde classe não tem condições ou acesso a cultura , como também apresentações escolas públicas , Dedé works shops com aulas interativas ensinado contorcionismo levando atividade física , interação desenvolvimento motor e intelectual

Publicidade: